Batalha dos Trilhos – Circuito de Arte Urbana – 2016

12924432_637178103107649_3426041944690056056_n

A arte urbana vem estabelecer uma linha de comunicação com a cultura de predominância jovem, expressa nas cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Onde cada uma tem suas particularidades de evolução.

A Arte Urbana nasceu a principio, da necessidade dos jovens expressar sua estética, através de uma manifestação artística de várias artes (dança, musica e arte), demonstrando por meio de trabalhos realizados por vários artistas. A cada evento que participamos e realizamos encontramos grupos de dança, crews de grafiteiros e artistas urbanos, Mc e sua banca de rappers e Djs que executa seu repertorio nos eventos e shows.

A cultura urbana e a estética das ruas podem mudar em alguns aspectos de cidade para cidade, pais para pais, porem a interatividade social que as intervenções artísticas (dança, musica e arte) têm é que caracterizam a sua filosofia e estética.
A preocupação com o social está presente na cultura urbana e, presente na interação dos seus artistas. E a apropriação da rua como palco de expressão e vida.

Procuramos assim com o nosso trabalho enfocar os elementos culturais e o conhecimento, trazendo aos adeptos dessa cultura em eventos e ações culturais, sempre dentro de uma ótica humanista, considerando que a cultura urbana, não é só uma cultura, mas também uma expressão artística.

E seguindo essa otica realizaremos dessa vez realizaremos a “Batalha dos Trilhos”, demnada essa construida coletivamente com adpetos da cultura Urbana da cidade de Jacareí, em especial os MC’S.

O que é uma Batalha de Mc’s..

Batalhas de MC’s, são encontros tradicionais no hip hop no qual dois mestres de cerimônia (MC’s) duelam entre si com rimas improvisadas, faladas em cima de uma base (batida) tocada pelo DJ ou somente na capela (sem som); um MC enfrenta o outro podendo pegar o microfone por duas vezes durante 30 ou 40 segundos cada um, podendo variar muito conforme cada organizador de sua respectiva batalha.

As rimas trazem um conteúdo repleto de ideologia, humor e sarcasmo o que acaba entretendo o público, que entra na disputa torcendo ardorosamente por quem está rimando melhor e assim vai “selecionando” os participantes. O que vale é a rapidez de raciocínio e a capacidade de empolgar a plateia, que vai escolher o vencedor da batalha.

As batalhas tiveram sua origem em meados dos anos 1970 nos subúrbios de Nova York, quando o hip hop engatinhava como forma de expressão com seus quatro pilares: Grafitti (arte), DJ (disc jóquey), MC (poesia, rima) e B-Boy (dança). Os sound systems (dois toca-discos interligados, com dois amplificadores e um microfone) eram levados para a rua no intuito de animar os quarteirões do bairro Bronx, o DJ pegava o microfone e começava a rimar para chamar o pessoal. Atraía mais público aquele que mandava melhor no microfone e nos toca-discos. Popularizado no Brasil em 1980 aproximadamente, o movimento hip hop teve sua expansão a partir das manifestações de seus elementos e as batalhas são eventos que proporcionam essa interação.

 

Pátio Dos Trilhos

110 Praça Raul Chaves, 12.300-000 Jacareí

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *